Biografia

 

Bailarina. Montanhista. Fotógrafa.

Natural de São José dos Campos, Ayesha iniciou seus estudos em dança em 2009 na cidade de São José dos Campos. Alguns anos depois passou a frequentar diversos workshops com o intuito de conhecer novos profissionais e ampliar seus conhecimentos nessas áreas. Em 2012 ingressou no curso de graduação em Dança na Universidade Estadual de Campinas, onde pôde aprofundar sua experiência a partir de outras técnicas como o ballet clássico e a dança contemporânea, possibilitando sua inserção em diversos processos coreográficos. Contemplada com diversas bolsas e premiações em festivais nacionais e internacionais na área, permanece desenvolvendo um trabalho íntegro e consciente.

Na área de fotografia, já fez cobertura dos maiores eventos de sapateado do país, além de inúmeros portfólios de bailarinos e coberturas de festivais.

Ayesha Zangaro tem em sua história muitas viagens para narrar. Até hoje teve oportunidade de visitar quatro dos grandes continentes da Terra, e em uma dessas viagens, para o Nepal, em 2010, se apaixonou pelas montanhas e pelo ambiente natural e inóspito que as cercam. A proximidade com toda a magia da grande Cordilheira do Himalaia despertou sonhos e desafios para os próximos anos.

Atualmente um de seus projetos é escalar os Sete Cumes, as sete montanhas mais altas de cada continente. Com 16 anos, em 2011, Ayesha foi a mais jovem brasileira a pisar no cume do Kilimanjaro na África e nos anos seguintes escalou o Aconcágua (América do Sul), Monte Elbrus (Europa), Pirâmide Carstensz (Oceania) e Denali (América do Norte). Além disso esteve no cume do vulcão mais alto do mundo, o Ojos del Salado, no Chile e esteve no Condoriri, Bolívia fazendo cursos de escalada em gelo.

Graduada em Dança pela Unicamp, concilia seus treinamentos entre aulas de dança e treinamentos específicos para o montanhismo. Procurando seu espaço no mercado de trabalho da dança de São Paulo, busca cada dia mais viver a arte que existe em si e lugares que acolham e incentivem as mais diversas formas de expressão. Acredita na vida como movimento e no crescimento espiritual a partir de cargas culturais e naturais diferentes.